LENCINHO NA MÃO...(PROFESSORAS: ANA CAROLINA E ANA CLÁUDIA)

BRINCADEIRA DE RODA...

LENCINHO NA MÃO...













Também conhecida como
Lencinho branco 
Lenço atrás
Corre cotia é uma brincadeira feita em grupo. Quanto mais gente, mais divertida ela fica. Ela tem regras simples, que envolvem atenção, perseguição e interação entre os participantes. 

Letra: 
Corre, cotia 
Na casa da tia. 
Corre, cipó 
Na casa da avó. 
Lencinho na mão, 
Caiu no chão. 
Moça bonita 
Do meu coração.
É muito fácil brincar
Primeiro, todo mundo que quiser brincar se senta em círculo com as pernas cruzadas. Aí, é hora de escolher um participante para ser a ?cotia?. 
A ?cotia? recebe um lenço e é o personagem principal desse jogo. Sua tarefa é correr pelo lado de fora da roda, enquanto as outras crianças cantam a música. Antes do fim da música, a ?cotia? deixa o lenço cair, muito discretamente, atrás de alguém. 
Quando a música termina, todos olham para trás, para descobrir quem ficou com o lenço. Aí, é que fica emocionante! 
O novo dono do lenço tem que sair correndo feito louco atrás da ?cotia? que, por sua vez, também já disparou. 
Se o novo dono do lenço conseguir pegar a ?cotia? antes que ela se sente em seu lugar, a ?cotia? tem que fazer tudo de novo. Se o novo dono do lenço não pegar a ?cotia?, ele fica sendo a próxima ?cotia? e a brincadeira recomeça.
Brincar só faz bem
Essa brincadeira ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, do equilíbrio, da atenção, concentração, agilidade e força muscular.
Você sabia?
Corre Cotia é uma cantiga popular brasileira. Ninguém sabe com certeza quem compôs a música, nem como a brincadeira surgiu. Só se sabe que ela é jogada há muitos e muitos anos, desde os tempos dos avós dos nossos avós.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas