APRESENTAÇÃO DAS PROFESSORAS DIANE E ANA CAROLINA - 02/09/2014

  APRESENTAÇÃO DAS PROFESSORAS DIANE E ANA CAROLINA






LIVRO: INTERAÇÕES: ONDE ESTÁ A ARTE NA 
INFÂNCIA? 
STELA BARBIERI 
 


 Qual é o lugar da arte na infância? O lugar do sensível, da exploração, do deleite, do desafio, da investigação. O lugar de experimentar os materiais, os espaços, o corpo, o tempo, a natureza.  A imaginação e a criatividade das crianças não têm limites, o que favorece o desenvolvimento de sua potência e a exploração e apropriação de suas múltiplas linguagens, ampliando suas formas de expressão. O trabalho com arte na educação infantil é um dos passos para cultivar essa vitalidade natural.


Stela Barbieri é paulista, nasceu em Araraquara em 1965. Artista plástica, educadora, escritora e contadora de histórias. É curadora do Educativo da Bienal de Artes de São Paulo desde a 29ª Bienal de Arte. Em 2011, implementou o educativo permanente da Fundação Bienal e realizou a curadoria educativa da exposição "Em nome dos artistas". E em 2012 realizou a curadoria do Educativo da 30ª Bienal - Iminência das poéticas e em 2013, esteve à frente do Educativo na exposição 30X Bienal.
Realiza narrativas de contos autorais e da tradição oral. Já se apresentou em diversos espaços Culturais tais como: SESC Vila Mariana, SESC Pompéia, SESC Santo André, Sala São Paulo entre outros. Autora de livros infanto juvenis publicou vinte livros entre eles: A menina do fio e o Bumba meu boi pela editora Martins Fontes, Simbá o marujo pela editora COSAC, Como surgiram os vaga-lumes pela Sipione.
Assessora em arte educação para instituições e projetos culturais, como o projeto Escola no Cinema do Espaço Unibanco de Cinema, onde atuou por mais de dez anos.
Como 
artista plástica, trabalha com obras oficinas, convidando as pessoas com os espaços que constrói a realizar ações sinestésica em diversos espaços e situações com materiais, como látex, vidro, pigmentos, areia, cera de abelha e argila. Parte de percepções e imagens que, por meio de sua ação, vão se transformando. A partir de 1990, começou a expor profissionalmente  e tem exposto regularmente em espaços institucionais como museus e centros culturais no Brasil e no exterior.

Comentários

  1. Excelente participação das professoras Ana Carolina e Diane...

    Daniele

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Dani...o livro nos acrescentou muito!!!
    Ana Carolina

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas