segunda-feira, 17 de novembro de 2014

BRINCADEIRA AFRICANA - Jardim 2 B - Profª Milena e Profª Suely

AMARELINHA AFRICANA

Os alunos aprenderam sobre a diversidade cultural e lúdica dos países africanos através de algumas brincadeiras populares deste continente.
Aprenderam as regras e desenvolveram a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam os movimentos das brincadeiras.

Regra do jogo.

NÚMERO DE PARTICIPANTES:
DUAS CRIANÇAS.

MATERIAL NECESSÁRIO:
TRAÇAR NO CHÃO UM QUADRO COM 16 QUADRADOS(FIGURA A).

COMO BRINCAR:
DUAS CRIANÇAS BRINCAM AO MESMO TEMPO NESSA AMARELINHA. CADA CRIANÇA ESCOLHE UM DOS LADOS, COLOCANDO CADA PÉ EM UM QUADRO(FIGURA A).
AS CRIANÇAS DEVEM PULAR PARA CADA UM DOS QUADRADOS DA DIREITA AO MESMO TEMPO. NA SEQUÊNCIA, PARA OS DA ESQUERDA, VOLTANDO À POSIÇÃO DE INÍCIO.
DEPOIS, DEVEM PULAR PARA OS QUADRADOS DA FRENTE NA SEGUNDA LINHA, PULAR PARA A DIREITA, PULAR PARA A ESQUERDA E DEPOIS PARA TRAS VOLTANDO A POSIÇÃO INICIAL.
EM SEGUIDA DEVEM PULAR PARA FRENTE ATE A TERCEIRA LINHA DE QUADRADOS E REPETIR OS MOVIMENTOS ATÉ UMA FICAR DE COSTAS PARA A OUTRA. QUANDO ISSO ACONTECER, ELAS DEVEM PULAR NOVAMENTE PARA O QUADRADO AO LADO E VOLTAR À POSIÇÃO DO INÍCIO; DEPOIS, PULAR PARA A QUARTA E ÚLTIMA LINHA E PULAR PARA O LADO DIREITO  ATÉ ALCANÇAR O ÚLTIMO QUADRADO, PARA TERMINAR PULAR PARA A ESQUERDA E FINALMENTE PARA TRAS ATÉ A POSIÇÃO INICIAL.










Um comentário:

  1. Uma excelente brincadeira... desenvolvendo potenciais!!!

    Daniele

    ResponderExcluir