quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Trabalhando com textos memorizados - Jardim I B - Professora Ana Carolina




Mesmo antes de saber ler formalmente, as crianças já podem "ler" palavras por meio de cantigas ou parlendas memorizadas. Quando o aluno sabe o texto de cor e realiza sua leitura, enfrenta o desafio de ajustar aquilo que fala ao que está escrito e, consequentemente, busca relações entre as letras e os sons. Cantigas ou parlendas são adequadas para educação infantil, pois, além de lúdicos e divertidos, possuem uma organização favorável à memorização. Devido às rimas ou ao ritmo, as crianças demonstram prazer em recitá-los e, quando são desafiados a conduzir a leitura acompanhando com o dedo os versos, a correspondência realizada da fala para a escrita vai se tornando precisa. 

Objetivos:

Refletir sobre o sistema alfabético 
 Usar as estratégias de leitura 
 Estabelecer correspondência sonora entre a fala e a escrita 
 Ler antes de saber ler convencionalmente

























No mês de agosto as atividades foram relacionadas ao Folclore. As crianças demonstraram grande interesse pelas cantigas e escolheram a cantiga "Pirulito que bate bate" para trabalharmos em forma de texto de memória.
As atividades foram realizadas em grupo e a turma me surpreendeu acompanhando com o dedinho a leitura do texto trabalhado.
Deram um show!!!

Um comentário:

  1. Excelente trabalho... Rico em informações para a aquisição de conhecimentos...

    Daniele

    ResponderExcluir