O lado bom da Internet

O lado bom da Internet  

A rede virtual não é o bicho-papão que tanto se diz por aí. Se for bem usada, ela é uma fonte de conhecimento e diversão ótima para a molecada.
 
Quase metade das crianças de 5 a 9 anos que usa computador acessa a internet sem acompanhamento dos pais.

 Quase metade das crianças de 5 a 9 anos que usa computador acessa a internet sem acompanhamento dos pais Quando o assunto é a internet, os pais só ouvem falar em riscos, perigos, pedofilia. Não é bem assim. A rede virtual também tem seu lado bom. Claro que é preciso ter cuidado para proteger os filhos. Mas, se for bem orientado, seu uso traz ganhos. Para Rodrigo Nejm, psicólogo e diretor da Safernet no Brasil, a internet oferece boas oportunidades para crianças e adolescentes. Mais da metade das crianças de 5 a 9 anos usa computador, sendo que uma a cada três crianças dessa idade usa redes sociais segundo o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC). No entanto, quase a metade das crianças tem acesso à internet sozinha, sem monitoramento. "Mas é como um parque de diversões", observa Nejm. "Você deixaria sua criança sozinha num parque imenso? Na rede também é preciso estar ao lado dela, orientando e protegendo, mas estimulando sua diversão e desenvolvimento." E quando os pais não sabem nada de computador? Hoje, as crianças já nascem dominando mais o computador do que os próprios pais. Mas isso não é motivo para desistir de acompanhar seu filho. Ao comprar um computador, dê uma olhada com ele e tente aprender junto. Mesmo que seja difícil, dê abertura para ele ensinar você e para que ele conte sempre suas descobertas e novidades. Torne-se mais próxima.

 Confira abaixo os benefícios da internet para o seu filho. 

Até 5 anos:
- As crianças ganham rapidez de raciocínio, principalmente com os joguinhos.

- Melhora na capacidade de aprendizado.


- Agilidade.


- Coordenação motora.


- As crianças podem aprender mais rápido os números e as letras.
 
DE 6 a 10 anos:
 - Aproximação maior com os pais, desde que estejam ao seu lado na hora de fazer pesquisas.

- Reforço dos laços de afeto com parentes ou amigos distantes por meio das redes sociais.


- Estímulo a relacionamentos afetivos e sociais, por ser mais fácil para fazer amizades.
 
A partir dos 10 ano:
 - Criar responsabilidade por seus atos, afinal, o que ele diz hoje na internet ficará lá para sempre.

- Redução da timidez. É mais fácil fazer amigos virtualmente e se comunicar com colegas de escola. O que não pode é fazer só esse tipo de contato, mas equilibrá-lo com as vivências reais.
 
Na adolescência: 
 Como cuidado nunca é demais.
 
http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/lado-bom-internet-681741.shtml 

Professora Vanessa
 

Comentários

  1. Excelente matéria... Meu filho está apaixonado pelo mundo virtual. Vamos tomar cuidado e estimular ao máximo suas potencialidades.

    Daniele

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas