Para professores - Roda de Conversa
Atividade Permanente
Roda de conversa
Mais sobre linguagem oral
Planos de aula
Reportagem
Flexibilizações: Espaço - Tempo
Objetivos
- Participar de situações de comunicação oral utilizando o vocabulário pertinente.
- Expor suas ideias com gradativa clareza e autonomia.
- Ouvir as ideias dos outros.
- Ampliar o vocabulário.
Conteúdo
Comunicação oral.
Tempo estimado
Anual
Material necessário
Livros, revistas, imagens e outros materiais necessários ao desenvolvimento dos temas.
Desenvolvimento
1ª etapa
Organize a turma em roda de forma
que todos possam se ver e ver você. Ponha uma música ou proponha
uma brincadeira que leve à organização em círculo. Avise que
todo dia haverá uma roda de conversa e que nela todos vão aprender
várias coisas. Antes de iniciar o bate-papo, prepare os assuntos a
propor: uma pergunta instigante, uma história conhecida, um
problema que leve à criação de hipóteses, um assunto que demande
opiniões etc. Dê preferência a temas familiares ou assuntos que
estejam sendo trabalhados. A necessidade de mediar as situações de
conversa diminui à medida que as crianças desenvolvem autonomia.
Cuide de quem tem mais dificuldade de se fazer compreender. Traduza
para ele o que entendeu que ele disse e peça que confirme a
"tradução" feita por você para que o grupo compreenda o
que de fato ele quis comunicar. Fique atento ainda aos que falam
menos e aos que falam bastante, procurando garantir a oportunidade a
todos em diferentes momentos. Ressalte o vocabulário usado e
invista na ampliação dele. Lembre-se das situações sociais nas
quais usamos a comunicação oral. Dessa forma você evita rodas sem
sentido para o grupo.
Flexibilização de espaço
Organize a roda no chão. Outra opção é, em alguns dias, organizar a roda em cadeiras.
Organize a roda no chão. Outra opção é, em alguns dias, organizar a roda em cadeiras.
2ª etapa Formule
algumas perguntas sobre aspectos relevantes que precisam ser
considerados na hora da conversa: por que é importante fazer
silêncio quando alguém fala? O que ocorre se isso não é
observado? Precisamos cuidar do tom de voz? E se falamos muito
baixinho? O que fazemos quando o amigo falou uma coisa que não
entendemos?
3ª etapa
Leve para a roda materiais que favoreçam a conversa e a troca de opiniões, como reproduções de obras de arte, fotos ou outro material em quantidade suficiente para cada trio. Diga, então, que irão conversar em grupinhos para depois participarem da roda. Mostre as reproduções de obras de arte e proponha que falem sobre se gostam ou não, como acham que ela se chama, como o artista a produziu e outras ideias que podem surgir. Depois, é hora de mostrar a imagem aos demais e contar sobre a conversa que tiveram previamente. Passe pelos trios, observando e participando das conversas de forma que se instigue a comunicação entre os pequenos. Depois volte à roda com todos e faça a socialização.
3ª etapa
Leve para a roda materiais que favoreçam a conversa e a troca de opiniões, como reproduções de obras de arte, fotos ou outro material em quantidade suficiente para cada trio. Diga, então, que irão conversar em grupinhos para depois participarem da roda. Mostre as reproduções de obras de arte e proponha que falem sobre se gostam ou não, como acham que ela se chama, como o artista a produziu e outras ideias que podem surgir. Depois, é hora de mostrar a imagem aos demais e contar sobre a conversa que tiveram previamente. Passe pelos trios, observando e participando das conversas de forma que se instigue a comunicação entre os pequenos. Depois volte à roda com todos e faça a socialização.
4ª etapa Em uma situação
de pesquisa com funcionários da escola, por exemplo, divida as
crianças de acordo com o que querem descobrir sobre determinado
assunto. Ajude-os a transformar curiosidades em perguntas. Avise que
terão de aprender a perguntar e sistematize com elas palavras que
comumente usamos para elaborar uma pergunta: quem, como, quando,
onde etc. Depois, todos socializam o que descobriram numa roda.
Avaliação
Fique atento às conversas das crianças nos diferentes momentos, enquanto brincam, tomam lanche etc. Observe os saberes que adquiriram relacionados a um fazer (falar, ouvir, esperar a vez, perguntar etc.) e se lançam mão da conversa para resolver conflitos para, assim, planejar as próximas rodas.
Fique atento às conversas das crianças nos diferentes momentos, enquanto brincam, tomam lanche etc. Observe os saberes que adquiriram relacionados a um fazer (falar, ouvir, esperar a vez, perguntar etc.) e se lançam mão da conversa para resolver conflitos para, assim, planejar as próximas rodas.
Coordenadora de Projetos da Escola de Educadores, em São Paulo, SP, e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10
Comentários
Postar um comentário